Post originalmente escrito por mim mesmo para o Blá blá Gol:
http://www.blablagol.com.br/fluminense-x-sao-paulo/
Começou bem o Fluminense. Indo para dentro do São Paulo. Como tinha de ser.
Quem jogava muito bem era o argentino Conca, desta vez fazendo o jogo correr, tanto que deixou Cícero na cara do gol.
E o gol veio logo, mas não veio de Conca. Começou com outro que brilha na campanha tricolor na Libertadores, Junior Cesar. Este chutou, Cícero ganhou de cabeça (outra jogada forte) e Washington marcou.
O gol cedo fez com que o Fluminense não perdesse a torcida. E continuou bem no 1º tempo, com Conca chutando bola na trave e o Fluminense mantendo a conscistência para buscar o 2º gol.
Ao contrário do jogo do Morumbi, foi o São Paulo quem saiu agradecendo de perder apenas de 1 no primeiro tempo.
Veio o 2º tempo e o São Paulo já equilibrava o jogo, mas o Fluminense ainda jogava bem, tanto que Rogério Ceni só pode olhar uma bola de Conca que acertou a toalhinha ao lado da trave do goleiro.
Talvez com receio das críticas por não arriscar em bom momento, vai saber, Renato resolve colocar Dodô no jogo, e desta vez não saca Thiago Neves e sim Arouca.
Com isso, Renato conseguiu acabar com o meio-de-campo do Fluminense, e Muricy repetiu sua alteração do Morumbi, e entrou Aloisio no lugar de Dagoberto.
E à partir daí, só deu São Paulo. Fernando Henrique trabalhou e salvou com pé cabeçada (até agora não sei se foi mesmo) de Adriano. Depois, em jogada de Aloisio ganhando de Ygor, Adriano empatou.
Mas neste momento, o Fluminense foi largo. Na cagada, o Fluminense empatou um minuto depois em bola de Conca para Dodô. E este gol serviu ao mesmo tempo não só para não perder a torcida, como para colocá-la de vez na partida, uma vez que esses dois gols colocavam o São Paulo em vantagem, mas trazia o alento ao Fluminense.
Só que cabe aqui um elogio a Renato. Este percebeu que perdera o meio-campo do time, e mexeu colocando um Mauricio mais adiantado no lugar de Ygor que jogava como um terceiro zagueiro. Não cedeu ao desespero de colocar Alan e bola pra frente.
O gol do Fluminense poderia sair, mas o São Paulo portava-se bem em campo. Ainda melhor, até que…
Até que Junior Cesar conseguiu tirar Joilson do jogo. E esse lance mudou tudo. À partir daí o Fluminense foi todo pressão. E ao contrário de muitos casos em que o time não sabe jogar com um a mais, o Fluminense criou muito e pressionou efetivamente, com Mauricio e Gabriel chutando de fora da área, fazendo Rogério Ceni trabalhar.
Os escanteios com o Fluminense com um jogador a mais iam para a área sem frescuras de bola para o lado.
E no apagar das luzes, escanteio cobrado com força lá na meiuca da área e pronto. Washington. 3×1 Fluminense. Histórico. Heróico.
****
Destaques positivos:
- Conca e Junior Cesar - os melhores do time na armação das jogadas e participação no meio.
- Washington e Dodô - ora bolas, fizeram os três gols. É clichê falar de gol no momento certo, mas fica difícil não abrir mão deste para comentar o gol do Dodô…
- Thiago Silva - O Roger é bom zagueiro, experiente e não deixa nada a desejar. Acontece que Thiago Silva é algo a mais. Ele é muito técnico e rápido. É outra tranquilidade tanto na marcação quanto na saída de bola. Assim que sentiu uma dor, meteu um chapéu em um atacante são-paulino e saiu para o jogo. Monstro.
- Fernando Henrique - Defesaça com o pé que salvou o Fluminense. Não inspira confiança? Paciência. Compensa com as defesas de reflexo que faz como ninguém. E para não matar ninguém do coração, segurou a bola no último lance em bicicleta de Richarlysson e não deu o rebote.
- Luis Alberto dando esporro em Thiago Neves - Sei que vai chover crítica quanto a isso, mas não dava para esperar o time ser eliminado para cobrar mais (o 10 estava se empenhando) empenho. Thiago Neves assimilou bem o esporro do capitão e entrou mais no jogo. Até porque, a chamada do capitão do Fluminense valeu para os demais. Evidenciou a importância que o Flu estava dando ao jogo. Tenho certeza que com a vitória, se isso poderia causar algum problema, será rapidamente resolvido lá dentro.
- Adriano - De novo bem no jogo. Buscou a partida e assumiu a responsabilidade pelo lado do São Paulo. Ainda marcou o seu.
- Aloisio - Mudou o jogo em favor do São Paulo. Entrou infernizand. Perdeu uma chance e criou outras para o São Paulo, inclusive a do gol de Adriano. Ajudou o time a ganhar o campo do Fluminense. Acho que sem a expulsão do Joilson, ele teria sido o destaque da partida com o São Paulo classificado.
- Repórter na coletiva - Um repórter que não sei quem é na coletiva não afinou diante da vitória do Fluminense e questionou o Renato sobre a substituição do Arouca. Parabéns a este repórter.
Destaques negativos:
- Luzinha verde - Rolou de novo aquela babaquice de luzinha verde vindo da torcida. Dessa vez do Fluminense. Tem de coibir essa porcaria. Abre-se precedentes sérios.
- Tiros de meta afobados - O Fluminense tentou ser malandro armando rapidamente cobranças de tiro de meta que nada mais eram que bicões de qualquer jeito de FH para o meio do campo na tentativa de pegar Rogério de calça curta. É lógico que o São Paulo tem essa jogada preparada e só fazia com que o Fluminense devolvesse a bola para o São Paulo. Ficava nitidamente melhor quando FH deixava a criança com o Monstro para que ele saisse jogando.
- Minha prova hoje - Fudeu com a minha vida e eu não estava no Maraca. O pior de tudo é que tenho certeza que a rapaziada vai dizer que deu sorte e que é melhor eu não ir na semi-final.
****
Em todas as entrevistas depois do jogo, tanto no gramado quanto na coletiva, Washinton citou este filme, Desafiando Gigantes, dizendo que chamou todo mundo para vê-lo antes do jogo. E também no gramado e na coletiva, Washington não afinou e assume que o Fluminense é um dos favoritos ao título, ainda mais com a vitória de hoje sobre o São Paulo.
Opinião também de Renato, que aliás, como Zarga comentou, conseguiu segurar bem a onda na coletiva.
LEIA OUTROS ARTIGOS SOBRE A VITÓRIA ÉPICA DO FLU:
3 comentários:
Cara! Eu nem vou comentar sobre o jogo, pois você já falou tudo! Não tenho nada a acrescentar!
Mas o que me levou a comentar foi o seguinte... eu li os 3 grandes jornais do Rio de Janeiro e a tua análise.
A tua dá de 10 a zero na dos "jornalistas profissionais! Na do JB tem até de ortografia... (não é um não, do tipo escreveu ali na hora da emoção do final do jogo, e que jogo!) mas vários!
Feed já assinado! Muito bom o teu blogue!
[]'s
Valeu Sérgio,
Não fique triste com poucas atualizações no blog, uma vez que o blog à vera é o Blá blá Gol.
Criei este para colocar os artigos exclusivamente sobre o Flu. Já que lá é mais generalista e aqui eu me sinto mais à vontade de aprofundar mais no Tricolor. Mas para economizar trabalho, acaba que aqui fica sendo uma cópia do de lá, mas os textos são meus mesmo.
****
De fato, eu tenho a vantagem de poder escrever com mais calma, escrevo por que quero e posso revisar e mudar depois de publicado (aliás, já atualizei a versão do Blá blá Gol com as fotos da FIFA).
Mas erro ortográfico em um jornal é mei ochato mesmo. Será que o Word deles não tem corretor ortográfico? (em tempo, eu falo deles, mas tenho preguiça suprema de digitar meu texto no word também.)
Saudações Tricolores
Victor
Postar um comentário