Desafiando Gigantes


Post originalmente escrito por mim mesmo para o Blá blá Gol:

http://www.blablagol.com.br/fluminense-x-sao-paulo/

Fluminense 3x1 São Paulo - Vitória Épica do Tricolor

Começou bem o Fluminense. Indo para dentro do São Paulo. Como tinha de ser.

Quem jogava muito bem era o argentino Conca, desta vez fazendo o jogo correr, tanto que deixou Cícero na cara do gol.

E o gol veio logo, mas não veio de Conca. Começou com outro que brilha na campanha tricolor na Libertadores, Junior Cesar. Este chutou, Cícero ganhou de cabeça (outra jogada forte) e Washington marcou.

O gol cedo fez com que o Fluminense não perdesse a torcida. E continuou bem no 1º tempo, com Conca chutando bola na trave e o Fluminense mantendo a conscistência para buscar o 2º gol.

Ao contrário do jogo do Morumbi, foi o São Paulo quem saiu agradecendo de perder apenas de 1 no primeiro tempo.

Veio o 2º tempo e o São Paulo já equilibrava o jogo, mas o Fluminense ainda jogava bem, tanto que Rogério Ceni só pode olhar uma bola de Conca que acertou a toalhinha ao lado da trave do goleiro.

Talvez com receio das críticas por não arriscar em bom momento, vai saber, Renato resolve colocar Dodô no jogo, e desta vez não saca Thiago Neves e sim Arouca.

Com isso, Renato conseguiu acabar com o meio-de-campo do Fluminense, e Muricy repetiu sua alteração do Morumbi, e entrou Aloisio no lugar de Dagoberto.

E à partir daí, só deu São Paulo. Fernando Henrique trabalhou e salvou com pé cabeçada (até agora não sei se foi mesmo) de Adriano. Depois, em jogada de Aloisio ganhando de Ygor, Adriano empatou.

Mas neste momento, o Fluminense foi largo. Na cagada, o Fluminense empatou um minuto depois em bola de Conca para Dodô. E este gol serviu ao mesmo tempo não só para não perder a torcida, como para colocá-la de vez na partida, uma vez que esses dois gols colocavam o São Paulo em vantagem, mas trazia o alento ao Fluminense.

Só que cabe aqui um elogio a Renato. Este percebeu que perdera o meio-campo do time, e mexeu colocando um Mauricio mais adiantado no lugar de Ygor que jogava como um terceiro zagueiro. Não cedeu ao desespero de colocar Alan e bola pra frente.

O gol do Fluminense poderia sair, mas o São Paulo portava-se bem em campo. Ainda melhor, até que…

Até que Junior Cesar conseguiu tirar Joilson do jogo. E esse lance mudou tudo. À partir daí o Fluminense foi todo pressão. E ao contrário de muitos casos em que o time não sabe jogar com um a mais, o Fluminense criou muito e pressionou efetivamente, com Mauricio e Gabriel chutando de fora da área, fazendo Rogério Ceni trabalhar.

Os escanteios com o Fluminense com um jogador a mais iam para a área sem frescuras de bola para o lado.

E no apagar das luzes, escanteio cobrado com força lá na meiuca da área e pronto. Washington. 3×1 Fluminense. Histórico. Heróico.

Comemora Wahington

****

Destaques positivos:

  • Conca e Junior Cesar - os melhores do time na armação das jogadas e participação no meio.
  • Washington e Dodô - ora bolas, fizeram os três gols. É clichê falar de gol no momento certo, mas fica difícil não abrir mão deste para comentar o gol do Dodô…
  • Thiago Silva - O Roger é bom zagueiro, experiente e não deixa nada a desejar. Acontece que Thiago Silva é algo a mais. Ele é muito técnico e rápido. É outra tranquilidade tanto na marcação quanto na saída de bola. Assim que sentiu uma dor, meteu um chapéu em um atacante são-paulino e saiu para o jogo. Monstro.
  • Fernando Henrique - Defesaça com o pé que salvou o Fluminense. Não inspira confiança? Paciência. Compensa com as defesas de reflexo que faz como ninguém. E para não matar ninguém do coração, segurou a bola no último lance em bicicleta de Richarlysson e não deu o rebote.
  • Luis Alberto dando esporro em Thiago Neves - Sei que vai chover crítica quanto a isso, mas não dava para esperar o time ser eliminado para cobrar mais (o 10 estava se empenhando) empenho. Thiago Neves assimilou bem o esporro do capitão e entrou mais no jogo. Até porque, a chamada do capitão do Fluminense valeu para os demais. Evidenciou a importância que o Flu estava dando ao jogo. Tenho certeza que com a vitória, se isso poderia causar algum problema, será rapidamente resolvido lá dentro.
  • Adriano - De novo bem no jogo. Buscou a partida e assumiu a responsabilidade pelo lado do São Paulo. Ainda marcou o seu.
  • Aloisio - Mudou o jogo em favor do São Paulo. Entrou infernizand. Perdeu uma chance e criou outras para o São Paulo, inclusive a do gol de Adriano. Ajudou o time a ganhar o campo do Fluminense. Acho que sem a expulsão do Joilson, ele teria sido o destaque da partida com o São Paulo classificado.
  • Repórter na coletiva - Um repórter que não sei quem é na coletiva não afinou diante da vitória do Fluminense e questionou o Renato sobre a substituição do Arouca. Parabéns a este repórter.

Destaques negativos:

  • Luzinha verde - Rolou de novo aquela babaquice de luzinha verde vindo da torcida. Dessa vez do Fluminense. Tem de coibir essa porcaria. Abre-se precedentes sérios.
  • Tiros de meta afobados - O Fluminense tentou ser malandro armando rapidamente cobranças de tiro de meta que nada mais eram que bicões de qualquer jeito de FH para o meio do campo na tentativa de pegar Rogério de calça curta. É lógico que o São Paulo tem essa jogada preparada e só fazia com que o Fluminense devolvesse a bola para o São Paulo. Ficava nitidamente melhor quando FH deixava a criança com o Monstro para que ele saisse jogando.
  • Minha prova hoje - Fudeu com a minha vida e eu não estava no Maraca. O pior de tudo é que tenho certeza que a rapaziada vai dizer que deu sorte e que é melhor eu não ir na semi-final.

****

Recomendação do WashingtonEm todas as entrevistas depois do jogo, tanto no gramado quanto na coletiva, Washinton citou este filme, Desafiando Gigantes, dizendo que chamou todo mundo para vê-lo antes do jogo. E também no gramado e na coletiva, Washington não afinou e assume que o Fluminense é um dos favoritos ao título, ainda mais com a vitória de hoje sobre o São Paulo.

Opinião também de Renato, que aliás, como Zarga comentou, conseguiu segurar bem a onda na coletiva.

LEIA OUTROS ARTIGOS SOBRE A VITÓRIA ÉPICA DO FLU:

3 comentários:

Anônimo disse...

Cara! Eu nem vou comentar sobre o jogo, pois você já falou tudo! Não tenho nada a acrescentar!

Mas o que me levou a comentar foi o seguinte... eu li os 3 grandes jornais do Rio de Janeiro e a tua análise.

A tua dá de 10 a zero na dos "jornalistas profissionais! Na do JB tem até de ortografia... (não é um não, do tipo escreveu ali na hora da emoção do final do jogo, e que jogo!) mas vários!

Feed já assinado! Muito bom o teu blogue!


[]'s

Anônimo disse...

Valeu Sérgio,

Não fique triste com poucas atualizações no blog, uma vez que o blog à vera é o Blá blá Gol.
Criei este para colocar os artigos exclusivamente sobre o Flu. Já que lá é mais generalista e aqui eu me sinto mais à vontade de aprofundar mais no Tricolor. Mas para economizar trabalho, acaba que aqui fica sendo uma cópia do de lá, mas os textos são meus mesmo.

****
De fato, eu tenho a vantagem de poder escrever com mais calma, escrevo por que quero e posso revisar e mudar depois de publicado (aliás, já atualizei a versão do Blá blá Gol com as fotos da FIFA).
Mas erro ortográfico em um jornal é mei ochato mesmo. Será que o Word deles não tem corretor ortográfico? (em tempo, eu falo deles, mas tenho preguiça suprema de digitar meu texto no word também.)

Saudações Tricolores
Victor

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.

Seguidores

Parceria

Blá blá Gol: Futebol por Torcedores Sensatos

Visitas